Você está aqui:    Página Inicial > 15- Sombrio (Campus Avançado)

Câmpus Sombrio

E-mail Imprimir PDF

www.ifc-sombrio.edu.br

SEDE - Rua das Rosas, s/nº Vila Nova – Santa Rosa do Sul/SC CEP: 88.965-000 (48) 3534-8000

UNIDADE URBANA - Rua Francisco Lummertz, 818 Januária - Sombrio/SC   (48) 3533-4001

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Diretor-geral: Carlos Antônio Krause

 

Cursos Ofertados neste Câmpus (SEDE)

Ensino Médio/Técnico

Técnico em Agropecuária Integrado/Subsequente

Ensino Superior

Bacharelado em Engenharia Agronômica (Integral)

Cursos Ofertados neste Câmpus (UNIDADE URBANA)

Ensino Médio/Técnico

Técnico em Informática Subsequente

Ensino Superior

Licenciatura em Matemática (Noturno)

Tecnologia em Redes de Computadores (Noturno)

Tecnologia em Gestão de Turismo (Noturno)

 

História do IF Catarinense Câmpus Sombrio

A antiga Escola Agrotécnica Federal de Sombrio (EAFS/SC), hoje Instituto Federal Catarinense Câmpus Sombrio, está localizada no município de Santa Rosa do Sul, a 15 km da rodovia BR 101, um dos 15 municípios que fazem parte da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC). A escola foi criada, primeiramente, com o objetivo de atuar como uma Unidade de Ensino Descentralizada da Escola Técnica Federal de Santa Catarina, localizada em Florianópolis. A EAFS/SC foi inaugurada em 5 de abril de 1993, passando mais tarde a ser denominada Escola Agrotécnica Federal de Sombrio por meio da Lei nº 8.670, de 30/06/93. Foi transformada em Autarquia Federal, com a mesma denominação de Escola, em 16/11/93, por meio da Lei nº 8.731. Em 28 de março de 1994 entrou em funcionamento. A então EAFS/SC, desde o início das suas atividades, ofereceu o Ensino Médio e também cursos técnicos.

Foi em consonância com o perfil produtivo da região que, na década de 1990, reuniram-se esforços para a instalação de uma escola profissionalizante da rede federal de ensino no extremo sul catarinense. Inaugurada em 1993, a então Escola Agrotécnica Federal de Sombrio era a única instituição federal de ensino técnico a atuar no sul de Santa Catarina.

O Câmpus Sombrio, além da unidade central localizada no município de Santa Rosa do Sul, possui uma unidade descentralizada, no município de Sombrio. O Câmpus Sombrio foi pioneiro na oferta do Curso Técnico de Turismo e Hospitalidade, com ênfase no Turismo Rural, como forma de aliar o aproveitamento dos potenciais naturais da região “entre a serra e o mar” com a agropecuária, criando condições para diversificação e elevação do valor agregado das atividades rurais.

Atualmente, a Instituição possui uma área total 204 hectares em sua sede, no município de Santa Rosa do Sul. Destes, 17.065 m2 compõem a sua área construída, que é constituída de diversos ambientes pedagógicos e administrativos, tais como salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditórios, ambientes poliesportivos e unidades didáticas, entre outros. O Câmpus conta também com a sua nova unidade descentralizada no município de Sombrio, que dispõe de 1.008,54 m2 de área construída, composta de salas de aula, biblioteca, laboratórios e ambientes administrativos diversos.

Em 2009, a Escola Agrotécnica Federaltransformou-se num câmpus do Instituto Federal Catarinense, atendendo à chamada pública da SETEC/MEC para que as escolas agrícolas se tornassem institutos e assim tivessem a possibilidade de oferecer cursos superiores à comunidade.

Está ligado a este câmpus a Unidade Urbana, localizada em Sombrio/SC.

 

Fone/Fax: (47) 3331-7800 - Rua das Missões, 100 - Ponta Aguda - CEP: 89051-000 - Blumenau - SC

Horário de funcionamento na Reitoria: das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 de segunda-feira a sexta-feira.